27 de abril de 2017

Universidade Federal no interior de São Paulo busca idosos para experimentar maconha medicinal


Universidade Federal de São Carlos busca idosos com Parkinson, para serem voluntários em um estudo que analisará os efeitos do canabidiol, substância derivada da maconha.


Estudos anteriores apontaram para o efeito neuroprotetor da substância extraída da cannabis, com melhora na qualidade de vida, sono e sintomas de depressão dos idosos. 

Agora o grupo pretende analisar o impacto da substância no controle da ansiedade e verificar o quanto este efeito pode reduzir tremores causados pela doença.

“Espera-se que o canabidiol atenue as medidas de ansiedade subjetiva, verificada via testes neuropsicológicos; fisiológica, indicada pela pressão arterial e frequência cardíaca; e os tremores, verificados por meio de um acelerômetro”, explicou a pesquisadora Stephanie Martins.
Proposta
Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o estudo foi idealizado pelo professor Marcos Hortes Nisihara Chagas, do Departamento de Gerontologia da UFSCar, e conta com a participação de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos.

“A ideia foi proposta tendo em vista que nessa doença existem sintomas como o tremor, que em situações de ansiedade é aumentado significativamente, demandando tratamentos eficazes para atenuação”, contou Stephanie.
Ao todo, serão escolhidos 26 voluntários. Podem participar homens e mulheres diagnosticados com Parkinson idiopática, que não tenham transtornos cognitivos e doenças graves coexistentes e que não façam uso de benzodiazepínicos, como ansiolíticos, sedativos, relaxantes musculares e anticonvulsivantes.

Os interessados em participar podem entrar em contato com os pesquisadores pelos e-mails stephanie.gerontologia@gmail.com e mhortes@hotmail.com.

Download