29 de janeiro de 2019

Músico do Natiruts: 'O Reggae tem sua força, mas ainda sofre preconceito'



Formada em Brasília em 1996, o grupo Natiruts teve uma longa trajetória dentro do reggae brasileiro. Recentemente, a banda lançou o disco "I Love", que marca o seu oitavo disco de estúdio. Segundo Luís Mauricio, responsável por tocar baixo elétrico, esse trabalho veio de forma mais natural do que o seu antecessor, "Índigo Cristal", lançado em 2017.

"Índigo' (2017) vinha com a pressão de 8 anos sem um álbum de inéditas.... Já 'I Love' veio sem programação, leve e espontâneo", disse em entrevista ao Destak um pouco antes de se apresentar em São Paulo nesta quinta-feira (24), para comemorar o aniversário da cidade. "Novas músicas renovam as nossas energias .Tem um sabor de recomeço, que é muito bom."

"O Natiruts é uma banda plural. Temos o reggae como fio condutor mas sempre mesclados com outros estilos. Sempre fomos livres na criação e buscamos nunca repetir fórmulas, incorporar novos estilos no nosso som. Isso que enriqueceu a nossa carreira e faz o nosso público aumentar de geração para geração", explica Luís sobre o processo de composição do novo álbum.

Além de cantar e tocar guitarra, quem compõe todas músicas da banda é Alexandre Carlo Cruz Pereira. Segundo Luís, essa é uma das fórmulas para o sucesso do Natirus. "Temos o privilégio de termos um dos maiores artistas e compositores do nosso Brasil a frente da nossa banda", conta.

"Alexandre é um mundo de criatividade e cabe a nós, como uma banda, sermos o mais fiel possível as suas ideias originais", explica.

Sobre a forma que o Brasil vê o Reggae, Luís apenas diz esse sempre foi um gênero que andou separado daqueles que eram o foco da grande mídia. "O reggae sempre teve a sua força e andou a margem da grande mídia. O gênero ainda sofre com preconceitos mas tem avançado e derrubado algumas barreiras", pontua. "É muito bom valorizar os nossos artistas, nossa cultura e celebrar a diversidade musical."

Para o futuro da banda, Luís Mauricio diz que eles pretendem fazer muitos shows dentro e fora do Brasil. "Vamos um DVD em Buenos Aires 13 e 14 de setembro", finaliza. Em matéria para o site Destakjornal.

Download